12 de fev. de 2012

Adaptador DB23 para DB15 (Amiga para VGA)

Adaptador DB-23 para DB-15 (DB-25 cortado para DB-23)
Pessoal, hoje vou postar sobre um adaptador que tentei fazer, e que pelo visto não tive o sucesso esperado. Na verdade, devido aos monitores que tenho em casa não serem "Multisync" não consegui ver o resultado. Tinha a esperança de que algum deles fosse multisync, embora não falasse nada na frente. As vezes a gente tem sorte, outra não. (essa última foi o meu caso. hehe)
Mas, não vamos nos apegar a esses detalhes, vou disponibilizar o material que fiz, para quem quiser tentar fazer em casa.

Primeiro vou falar da pesquisa que fiz, depois vou mostrar o passo a passo e por último os links com o material. Se não quiser ler tudo olhe os títulos e vá direto ao que lhe interessa. =^D

Pesquisa
Ainda me considero engatinhando neste esquema de computadores Amiga, e já me deparei com um dos maiores empecilhos que existe nesta plataforma, que é : IMAGEM.
Conseguir uma boa imagem num amiga não é de barbada. Se você não tem um dos seguintes monitores abaixo, que sincronizam com os 15Khz que saem do Amiga, então terá que apelar para um scandoubler, depois de uma experiência que tive com um scandoubler barato, que comprei no Ebay, recomendo que adquiram uma das placas feitas diretamente para seu amiga, seja A600 ou A1200, embora sejam mais caras, valem o preço.
Monitores recomendados para usar com Amiga A600 ou A1200 (Agradeço ao Guilherme Groke e ao Rogério Kauer que me mandaram essa listinha de monitores):

  • Nec Multisync 3D (CRT) 
  • Samsung 510N 
  • Samsung  710N
  • Samsung  910T
  • LG 1721W 
  • LG 1921W
  • Viewsonic VX2433WM 24" (Scan Frequency - 24 to 83KHz (Horizontal) x 50 to 76Hz (Vertical))
  • HP LE2201w 22" (Scan Frequency - 24 to 83KHz (Horizontal) x 50 to 76Hz (Vertical))
  • BenQ G2420HD 24" (Scan Frequency - 24 to 83KHz (Horizontal) x 50 to 76Hz (Vertical))
  • BenQ G2420HDB 24" (Scan Frequency - 20 to 83KHz (Horizontal) x 50 to 76Hz (Vertical))
  • Fujilink A1901TV/A1901W/A1902W 19" (Scan Frequency - 20 to 83KHz (Horizontal) x 50 to 65Hz (Vertical))
  • LG M1717A / M1719A 17"/19" (Scan Frequency - 19 to 80KHz (Horizontal) x 49 to 75Hz (Vertical))
Foras esses monitores listados ai em cima, rapaziada, não tem outra escapatória, a não ser "SCANDOUBLER".
Pesquisei bastante até encontrar este esquema, que no fim lembrei que o Rogério Kauer tinha me enviado ele por e-mail a muito tempo, quando recém estava iniciando na lista Amigabr (tipo 2 anos atrás). Achei no site do Tabajara Labs, junto com outros modelos de adaptadores.

Diagrama redesenhado por mim no Corel.
O do Tabajara ta com resolução fraca. 
Fora esse diagrama, encontrei um monte de outros semelhantes, no site do Rabay Jr, tem um similar, mas está invertido os Hsync com o Vsync. Levei mais fé neste.

Passo a Passo
De posse do diagrama, pensei em fazer uma mini placa pra facilitar na hora de soldar os fios, acho que ajudou, só não sei se a placa ficou 100% boa, pois não obtive resultados porque, como falei antes, meus monitores não são Multisync. A placa é a que aparece abaixo.

Placa resultante do diagrama.
Esquema da placa com os conectores.


Pensei em imprimir e depois fazer termotransferência, mas como a placa era bem simples, decidi redesenhar a mão sobre a placa CI virgem.
Claro que não ficou tão perfeitinha como no desenho acima, mas deu pro gasto.

Foto da placa já com o capacitor soldado.
Comprei esses dias uma furadeira sem fio, por R$ 99,00 marca shingling (na real é Super Tech) que a wallmart importou da china direto, parece boa, junto compre uma broca de 1mm de diâmetro, e foi com ela que fiz esses micro furos. o tamanho da broca é o mesmo dos furos das placas CI que já vem furada.
Na foto acima, já tem algumas soldas, porque tinha esquecido documentar o passo a passo, mas lembrei razoavelmente a tempo.

Material usado, além da placa:

Capacitor cerâmico de .1nf e M74HC14
Não tinha exatamente o chip do esquema, mas esse da foto o pessoal da lista disse que é compatível.

Montagem:
A placa não é dupla face, só desenhei do outro lado as trilhas pra me guiar.

Este é o lado das soldas.

Lado do conector Amiga pronto.

Visual do conector fechado.

Corte de DB-25 para faze-lo DB-23

Lado DB-15 já com os fios soldados.
Infelizmente não tenho como mostrar os resultados, mas se alguém fizer e conseguir mostrar o funcionamento, pode me fazer o favor de filmar que eu posto aqui no artigo.


Material para Download
Pra quem quiser baixar o material, para imprimir a placa e fazer bonito, (não gambi como eu, hehe) tem o pdf no link abaixo. Como gerei o PDF a partir do Corel 11, podem importar quem qualquer Corel a partir do 11 que abre perfeitamente o desenho em curvas e assim podem editá-lo e fazer o que quiserem.(Pode dar problemas com fontes, mas é só ignorar, isso não é importante.)


Baixe o PDF AQUI


No PDF, tem um outro esquema de cabo direto, que peguei do site do Victor Trucco, lá mostra como seria só ligando um plug no outro, sem chip e sem capacitor.
Conexão direta, imagem copiada do
site do Victor Trucco (também redesenhei no Corel)


Tomara que tenham gostado da postagem, façam seus comentários e sugestões, ou correções se houver algo errado. 
Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.