29 de jan. de 2012

Tamanho máximo de HD que um Amiga aceita


Pessoal, falei na lista que faria este post, e aqui estou. hehe
Bem para começar fiz uma pesquisa no histórico da lista, primeiro porque eu não conheço o suficiente de Amiga como para responder de cara a questão, e segundo, porque sei que esse assunto já foi discutido várias vezes e com certeza existem várias respostas satisfatórias lá.

Conclusões das pequisas que fiz.
  1. Versões do WorkBench (WB) menores do que a 3.0 aceitam HDs de até 4GB e as partições devem ser menores de 2GB, SEMPRE LEMBRANDO QUE: A partição onde o sistema operacional estiver instalado deve ser menos de 300MB (isso na verdade é uma recomendação).
    Na verdade, nada impede que o tamanho da partição de boot seja de até 4Gb. Mas existem no mínimo dois senões:
    -Se a partição usar o FFS (Fast File System) e ocorrer uma desvalidação, o processo de revalidar a partição vai demorar DIAS. Isso se houver MEMÓRIA RAM que chegue!
    -Alguns programas mais antigos checavam o espaço disponível usando suas próprias rotinas e não entendiam números maiores que 2Gb (numa época em que os HDs usados não tinham sequer 1Gb...), retornando valores negativos...(Valeu Rogério K. pelo esclarecimento!!)
  2. Versões do WB a partir da 3.1 tem que usar um patch NSDPatch ou TD64 instalar um File System de terceiros como o PFS ou o AFS. (assim poderá ter partições maiores do que 4GB).
  3. Com os patches mais recentes do SCSI.device se conseguer fazer um Amiga(600/1200/4000) RECONHECER um disco de até 4Tb (TEORICAMENTE). Mas devido à outras limitações do OS (file system, entre outros) só se consegue utilizar ATÉ 250Gib (250 gigabytes DIGITAIS) desse disco. (isto sempre falando de WB 3.1 pra cima)
  4. Se vc tem uma versão do KickStart menor do que a 3.1, tem que instalar o patch IDEFIX97 .
Uma vez o Rogério K. me disse que agora tem novas atualizações desses patchs e da pra usar qualquer tipo de HD com um Amiga com o KickStart 3.1 e os patchs correspondentes como mencionado acima.


As pessoas que responderam as dúvidas na pesquisa que eu fiz, das quais retirei esta informação foram:

  • Rogério Kauer (Melhor resposta e mais completa)
  • Gustavo "CCRider" Sarmento (Aconselhando passar para versões 3.5 ou maiores)
  • Marcio Esper ´Icem4N' (Detalhes gerais de tamanhos aceitos nas diferentes versões de WB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.