16 de jan. de 2012

Install divers PCMCIA para CF no Amiga WorkBench

Oi Pessoal!
Como novato no universo Amiga, tive a sorte de encontrar o site do Rabay JR que me ajudou a entender melhor várias coisas sobre como fazer upgrades no Amiga e também encontrei várias dicas que só estão lá, não adianta querer procurar em qualquer parte do mundo, só tem lá. Garimpei muito no YouTube procurando tutoriais para usar o CF com o PCMCIA e só encontrava os que foram feitos por pessoas que compraram o Kit no AmigaKit, que já vem com o disquete com os drivers para instalar, mas parecia que ninguém disponibilizava nada para quem já tivesse o adaptador e o cartão CF. Parecia que era obrigatório comprar lá no AmigaKit, e essas coisas me revoltam. hehehe...
Uma dessas dicas que encontrei no site do RabayJr foi justamente, como instalar o driver PCMCIA para ler cartões CompactFlash. É muito simples é são poucos passos que você pode assistir neste vídeo ou ler na descrição abaixo.

1) Baixe os arquivos dos drivers no link abaixo do vídeo.

2) Coloque eles dentro do seu Amiga:

  • Se for pelo WinUAE, mapeie a pasta onde estão os arquivos para que abra como se fosse um HD, foi assim que fiz neste vídeo. 
  • Se você for fazer isto diretamente num Amiga real, terá que colocar os arquivos num disquete e passa-los para o Amiga. 

3) Abra a pasta Fat95, selecione a pasta english, abra a pasta, verá que ela contem vários arquivos, mas o que nos interessa é o arquivo install_Fat95. Simplesmente dê um duplo Click nele. Verá que na barra de informações do workBench da uma piscada, mostrando que algo foi copiado. Na verdade é tão rápido, que parece que nada acontece, mas acontece sim.

4) Já pode fechar essa janela e abrir a pasta "cfd". Dentro dessa pasta tem mais 2 pastas, que são "c" e "devs".

5) abriremos a pasta "devs" e veremos que ela contem 2 arquivos, o primeiro é o CF0 que seria o Driver propriamente dito, que avisa o WorkBench como tratar a nova unidade de disco.
O Arquivo CF0, deve ser copiado dentro da pasta "DOSDrivers" que está dentro da pasta "Devs" do sistema WorkBench.
O arquivo compactflash.device vai solto dentro da pasta "Devs".

6) Já pode fechar a pasta Devs do sistema e a pasta devs dos arquivos que estamos instalando.

7) Abriremos agora a pasta 'c' que nos falta e veremos que lá estão três arquivos, que são:
cfdebug, pcmciacheck e pcmciaspeed. Esses três arquivos devem ser copiados para a pasta "C" do sistema WorkBench.


8) Reinicie o WorkBench

Aconselho ver direto no YouTube num tamanho maior.

Se você fez tudo dentro de um emulador como o WinUAE, então terá que copiar tudo para o cartão CF ou HD que irá para dentro do seu Amiga.
Se você fez tudo direto no seu Amiga, agora é só espetar o adaptador PCMCIA no lado esquerdo do seu A600 ou A1200 e colocar o cartão CF. Verá que ele monta como se fosse um disco.
Espero que esta postagem tenha sido de utilidade.

Agora vou testar se é possível fazer um BackUP direto de todo o sistema no cartão CF e depois restaurá-lo no Amiga. Vou postar os resultados neste domingo.
Grande abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.