19 de dez. de 2011

WHDLoad - Dicas de funcionamento


Oi Pessoal, aqui está um novo post, desde já agradeço ao Mugo por me permitir colocar seu texto aqui no blog.
Fiz umas pequenas alterações, mas foi só pra fazer sentido, pois ele estava respondendo uma dúvida. Sendo assim, alterei para que fique mais impessoal.

--------->Inicio<---------
Pra rodar um jogo com o WHDLoad o comando é :
1> WHDLoad SuperGame.Slave Preload NTSC QuitKey=69 Custom1=1
porém, esta linha de comando tem argumentos extras, e nem todos os jogos usam os mesmos argumentos.

O WHDLoad tem um arquivo de preferências onde os argumentos comuns a todos os jogos podem ser definidos globalmente, assim você só precisa acrescentar à linha de comando os argumentos particulares que um jogo precise.

Pasta S no Classic WorkBench (WinUAE). Destaque Arquivo WHLoad.prefs
Esse arquivo fica na pasta S: e chama-se "WHDLOAD.PREFS". Por padrão a maioria dos argumentos está comentada com um ponto e vírgula no início da linha. Para habilitar basta remover o ponto e vírgula e ajustar o argumento e salvar o arquivo novamente.

Arquivo WHDLoad.prefs em edição.

O WHDLoad dá prioridade aos "tooltypes" dos ícones. Então ao executar um jogo pelo seu ícone, se houver uma variável global definida com um determinado valor no arquivo de preferências que citei, e a mesma variável estiver definida com outro valor em um "tooltype" no ícone, vale o valor do ícone. Ao executar os jogos pelo shell, com uma linha de comando, as informações do ícone não são lidas, mas da mesma forma os argumentos fornecidos nessa linha de comando também têm prioridade sobre o arquivo de preferências global.

Então, aproveitando o exemplo, variáveis como "NTSC", "Preload", "Quitkey", podem ser definidos no arquivo de preferências, e no caso a linha de comando ficaria mais simples:


WHDLoad SuperGame.Slave Custom1=1

Como o argumento "Custom" é usado para ativar recursos extras apenas em alguns jogos, em outros casos você pode precisar de executar o jogo apenas fornecendo ao WHDLoad o nome do slave.

Eu normalmente deixo ajustado como padrão o modo "PAL", e se o jogo for NTSC eu passo o argumento extra. Acho mais fácil já que muitos jogos são PAL, e mesmo os NTSC rodam normalmente nesse modo, caso eu esqueça de ajustar o argumento.

Um abraço,
Marcelo de A. Pires
--------->Fim<---------

Pessoal, só cortei a parte final que ele fala sobre o Tiny Launcher, visto que na real havia perguntas mais do que nada, e já tem o artigo que fala dele aqui no blog.

Espero que tenha sido de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.