9 de jan. de 2011

Quais sistemas estão disponíveis e suas respectivas versões funcionam em quais máquinas ?

O AmigaOS é composto de dois blocos importantes: O Kickstart (que é o conjunto de rotinas e componentes que está na ROM) e o Workbench. Já por essa informação, você pode concluir que para rodar o AmigaOS 3, seu Amiga precisa ter a ROM correspondente instalada.

Algumas versões do AmigaOS foram lançadas para acompanhar determinados modelos de Amiga em seus lançamentos. O que impede que algumas versões do AmigaOS rodem corretamente em alguns modelos de Amiga (são particularidades do hardware de alguns modelos).

Basicamente essa é a relação entre AmigaOS e Amigas:
  • AmigaOS 1.x - Amigas 500 e 1000 e 2000 (e suas variantes como o A1500 e A2500);
  • AmigaOS 2.05 - Amigas 500+, A600, A3000/3000T;
  • AmigaOS 2.1 - Ao mesmo tempo que atualiza o AmigaOS 2.05, foi lançado também numa versão com o Kickstart 2, para atualizar o sistema dos micros que utilizavam o AmigaOS 1.x;
  • AmigaOS 3.0 - Amigas 1200 e 4000;
  • AmigaOS 3.1 - Mesmo caso do AmigaOS 2.1. Corrige vários bugs do AmigaOS 3.0, e possibilita o upgrade dos outros modelos anteriores.
  • AmigaOS 3.5 e 3.9 - versão do sistema que pode rodar em qualquer Amiga com ROM 3.1, pelo menos 4MB de RAM e um processador 68020 ou superior. Na verdade, o OS3.5 foi lançado após um enorme hiato no desenvolvimento do AmigaOS. A Commodore já estava bem mal das pernas procurando um comprador. A comunidade já tinha desenvolvido um número enorme de patches para o OS3.1, que por causa de tantos remendos, uns bem feitos e outros nem tanto, em muitos casos era instável. A Haage & Partner ficou a cargo da atualização, e basicamente conseguiu comprar dos autores dos diversos patches e aplicativos e utilitários a licensa para incluir versões especialmente desenvolvidas desses softwares no novo OS. Foram corrigidos vários bugs, e com o OS3.9, ao invés de lançar outro chip com o Kickstart, optou-se por usar a técnica do "kickstart remapping", que consiste em copiar o conteúdo da ROM para a memória RAM, e aplicar nessa cópia as atualizações necessárias. Depois dessas atualizações a versão da ROM passa a 3.9. Devido ao Kickstart estar sendo agora acessado a partir da memória RAM, o sistema fica um pouco mais rápido, sob a pena de perder o espaço que ele utiliza da memória.
AmigaOS 1.3 (1988)

AmigaOS 2.0 (1991)

Amiga Workbench 3.1

Amiga Workbench 3.5

Amiga Workbench 3.9

Note o que comentei a respeito de incompatibilidade de hardware e software para algumas versões do AmimgaOS. No caso do AmigaOS3.0 por exemplo. O sistema espera ser executado num Amiga com o chipset AGA, com interface IDE na placa mãe, e vários drivers estão na ROM. Por isso é péssima idéia executar essa versão em outros modelos de Amiga que não o A1200 ou o A4000.

O A4000T foi lançado quando já existia o AmigaOS3.1, e por isso já vinha equipado com a ROM 3.1, mas numa versão um pouco diferente que incluía os drivers para a interface SCSI nativa, e o acompanhava o Workbench 3.1.
Matéria escrita no fórum AmigaBR por Marcelo Pires. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.